quinta-feira, 18 de março de 2010

Mobilização em escolas para a etapa de identificação

E não é que deu certo? Essa semana, a segunda de março, nós iniciamos a mobilização nas escolas. Em Lagoa de Itaenga Lanilson e Siomara descrevem assim: “Chegamos lá na Escola João Vieira e pedimos ao vigia pra falar com o diretor. Ele, o diretor, pediu pra que a gente entrasse em sua sala. Apresentamo-nos (na verdade “nos apresentamos” – é que a língua portuguesa nos corrige a escrever assim...) e apresentamos a proposta que estava impressa e bem detalhada em um documento. Ele adorou o que viu e disse que a gente ficasse a vontade para divulgar nas salas. Fomos a todas, fechando pouco mais de 50 inscritos. No dia seguinte a gente fez o processo de identificação do grupo, onde, das 25 pessoas que se fizeram presente, na faixa etária de 13 a 19 anos, ficaram 15.”

Em Glória do Goitá e em Pombos o processo foi bem parecido. Glória do Goitá fechou com 10 crianças, o mesmo para Pombos. Em ambos realizamos o processo com sucesso. Que alívio! Foi bom fazer tudo isso. Todos nós concordamos que foi uma experiência de desafio, mas que foi superado. Agora veja como fica:

Município: Glória do Goitá
Escola: Santos Paes
Dias de atividade: terças e sextas
Hora: 08 às 11
Local: Casa das Juventudes
Monitores: Josenildo Souza e Tatiane Severina


Município: Lagoa de Itaenga
Escola: João Vieira Bezerra
Dias de atividade: quintas e sextas
Hora: 08 às 11
Local: CTALI
Monitores: José Lanilson e Siomara Elis


Município: Pombos
Escola: Onze de Dezembro
Dias de atividade: quintas e sábados
Hora: quintas - 13 às 17 sábados – 08 às 11
Local: Geração Futuro

Monitores: Joemerson Santos e Nivaldo Junior

quarta-feira, 10 de março de 2010

Seis em um e mais três


Nossa primeiríssima atividade foi na Casa das Juventudes, em Glória do Goitá. Lá, os arte-educadores da Geração Futuro: Adriana Freitas, Marcia Nazário e Romário Henrique, deram as boas vindas e iniciaram conosco um processo de preparação/formação. Foi muito bom o encontro. É verdade que no começo ficamos um pouco caladinhos um com o outro e com os educadores. Mas depois estávamos todos à vontade.

Ficou combinado de a equipe se reunir a cada 15 dias para debater sobre a realidade de cada grupo. No total, como vocês devem saber, são três grupos a serem formados: um em Glória do Goitá, outro em Lagoa de Itaenga e mais outro em Pombos. Os arte-educadores ficarão nos acompanhando durante a semana – é que a gente continua com eles como atores e atrizes dos espetáculos.

Nossa próxima atividade é de mobilização nas escolas. Vamos apresentar a proposta aos diretores das escolas, fecharmos parceria, em seguida iniciar a divulgação da ação em salas de aula. Tão pensando que eles deixaram a cama pronta? Que nada... Nossa expectativa agora é de sermos bem aceitos pelos diretores escolares, também pelos alunos. Será que vai dá certo? Estamos torcendo!!!

Ah! Os arte-educadores nos disseram que é assim mesmo e que vai dá tudo certo. Alívio? Eles ainda não nos convenceram. Em breve contaremos tudo!

terça-feira, 9 de março de 2010

Nós fazemos Teatro na Escola e contamos tudo aqui

Olá, galera!

Damos partida com a primeira postagem da equipe de monitoria do Teatro na Escola. Pra quem ainda não sabe a ação parte do projeto Sanfona Cultural, desenvolvida pela Geração Futuro, em parceria com as escolas municipais: Santos Paes, João Vieira Bezerra e Onze de Dezembro, respectivamente dos municípios de Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga e Pombos (PE).

Pois é, somos nós na fita, que dizer... Somos nós na rede! Aristóteles, o grande filósofo grego, há 320 a.C., já classificava o homem como animal político, por sua condição de não poder viver senão de forma gregária, em sociedade, o que obriga a comunicar-se. Como diria nossa educadora Adriana Freitas, esse Aristóteles é “o auge” mesmo. E é nessa concepção de comunicação, que nós: Nivaldo Junior, José Lanilson, Joermeson Santos, Josenildo Souza, Siomara Elis e Tatiane Severina, jovens estudantes, nos comprometemos a contar tim-tim por tim-tim nossa experiência na monitoria.

Estamos ansiosos, torcendo para que dê tudo certinho e que a gente possa compartilhar grandes aprendizados.

Esperamos sua participação. Abraços galera!

Obs: Gente! O Romário Henrique, que faz a assessoria de comunicação da Geração Futuro, ta nos ajudando aqui nas publicações:

Olá! Eu - o citado acima - tenho acesso ao Blog d@s menin@s. A Geração Futuro vem estimulando esse trabalho com eles para registro e, acima de tudo, a comunicação e aprendizado dos envolvidos. Estou achando um máximo a ideia. Espero a participação de vocês. Enquanto aos monitores o recado é o seguinte: escrevam! Como se comemora no MSN: hehehe... Abraços!

sábado, 6 de março de 2010

Lançamento Blog: Geração Teatro na Escola



Olá!

É com muita alegria que o grupo de colaboradores da Geração Futuro lança o espaço virtual: Geração Teatro na Escola. O que é a experiência? Você vai conhecer detalhes, aqui!

O Blog Geração Teatro na Escola será atualizado pelos próprios jovens monitores que contarão as etapas vividas nesse processo. Quem eles são? Nem se preocupe... Você vai conhecer todos. Não só conhecer, mas trocar umas ideias, bater um papo, trocar experiências... É isso aí! Vamos convergir tudo isso nesse caldeirão virtual que admite uma geração de jovens que fazem história de mobilização social no Território da Bacia do Goitá.

Participando, criando, recriando, mobilizando, transformando, gerando arte e cidadania. Vamos botar essa juventude pra fazer TEATRO NA ESCOLA. Despertar a criatividade dessa galerinha, debater questões políticas com professores, diretores, gestores, pais, comunidade. É a juventude mostrando que pode fazer mudança.

Aproveitem, participem!